Connect with us

Notícias

Os bastidores de ‘Echo’ mostram um pouco da cultura Choctaw

Published

on

A partir do dia 9 de janeiro, Maya Lopez retorna ao Disney+ em “Echo”, uma produção dos Marvel Studios. Neste capítulo, suas ações passadas finalmente a alcançam, levando-a de volta para casa. No entanto, não é para a cidade de Nova York, onde os espectadores a viram pela última vez, mas sim para Oklahoma e a Nação Choctaw.

Maya é Choctaw, e o programa destaca a cultura e a história da Nação Choctaw ao longo do evento de streaming composto por cinco episódios, enquanto ela é compelida a enfrentar sua família, legado e herança. Durante a produção e pós-produção, os cineastas de “Echo” trabalharam em estreita colaboração com a Choctaw Nation em cada etapa do caminho para garantir representações precisas na tela. Como destaca o diretor e produtor executivo Sydney Freeland em um novo featurette de bastidores: “Foi uma colaboração em todos os sentidos da palavra.” Assista ao vídeo abaixo, agora.

Alaqua Cox, que é nativa americana e surda, reprisa o papel de Maya Lopez após sua primeira aparição em Hawkeye. “Esta é a nossa oportunidade de elevar as vozes indígenas e fazer com que o mundo saiba que ainda estamos aqui”, explica ela.

Durante as filmagens e a pós-produção, a equipe criativa trabalhou em estreita colaboração com a Nação Choctaw, conforme comenta Seth Fairchild, Diretor Executivo de Cultura da Fundação Choctaw: “Se formos fiéis a quem somos como povo Choctaw, isso será um sucesso”. Isso inclui a dublagem de todos os cinco episódios da série para o idioma Choctaw, sendo o primeiro deles disponibilizado na estreia no Disney+.

“Eu simplesmente não consigo acreditar que a comunidade nativa americana agora tem um super-herói nativo americano”, acrescenta Cox.

Echo também conta com a participação de Chaske Spencer (Wild Indian, The English), Graham Greene (1883, Goliath), Tantoo Cardinal (Killers of the Flower Moon, Stumptown), Devery Jacobs (Reservation Dogs da FX, American Gods), Zahn McClarnon (Dark Winds, Reservation Dogs da FX), Cody Lightning (Hey, Viktor!, Four Sheets to the Wind) e Vincent D’Onofrio (Gavião Arqueiro, Padrinho do Harlem).

Os episódios da série são dirigidos por Sydney Freeland (Navajo) e Catriona McKenzie (Gunaikurnai). Os produtores executivos são Kevin Feige, Stephen Broussard, Louis D’Esposito, Brad Winderbaum, Victoria Alonso, Richie Palmer, Jason Gavin (Blackfeet), Marion Dayre e Sydney Freeland. Os co-produtores executivos são Jennifer L. Booth e Amy Rardin.

Quem são os Choctaw?

Os Choctaw (na língua Choctaw, Chahta) são um povo nativo americano originalmente estabelecido nas florestas do sudeste, onde hoje se localizam o Alabama e o Mississippi. Sua língua, o Choctaw, pertence à família linguística Musk Mogiana Ocidental. Atualmente, o povo Choctaw está organizado em três tribos reconhecidas pelo governo federal: a Nação Choctaw de Oklahoma, a Comunidade Choctaw do Mississippi e a Comunidade Jena dos Povos Choctaw.

Os Choctaw foram mencionados pela primeira vez em registros escritos franceses em 1675. Seu monte sagrado é Nanih Waiya, uma extensa plataforma de terraplenagem localizada no centro-leste do Mississippi. Os primeiros exploradores espanhóis, durante meados do século 16, na região sudeste, encontraram aldeias e líderes ancestrais da cultura do Mississippi.

Os Choctaw se uniram como um povo no século 17 e desenvolveram pelo menos três divisões políticas e geográficas distintas: leste, oeste e sul. Esses grupos diferentes, por vezes, estabeleceram alianças distintas e independentes com potências europeias próximas, incluindo os franceses, baseados na Costa do Golfo e na Louisiana; os ingleses do sudeste; e os espanhóis da Flórida e da Louisiana durante a era colonial.

Durante a Revolução Americana, a Guerra de 1812 e a Guerra do Bastão Vermelho, a maioria dos Choctaw aliou-se aos americanos, principalmente na Batalha de Nova Orleans. Os europeus americanos consideravam os Choctaw uma das “Cinco Tribos Civilizadas” do Sudeste. Choctaw e Estados Unidos concordaram com um total de nove tratados.

Nos últimos três anos, os EUA obtiveram vastas cessões de terras no Sudeste. Como parte da remoção dos indígenas, apesar de não terem entrado em guerra contra os Estados Unidos, a maioria dos Choctaw foi realocada à força para o Território Indígena de 1831 a 1833. O governo Choctaw no Território Indígena estava dividido em três distritos, cada um com seu próprio chefe, que, juntamente com os líderes das cidades, compunham o Conselho Nacional.

Os Choctaw que escolheram permanecer no estado do Mississippi foram considerados cidadãos do estado e dos EUA, sendo um dos primeiros grandes grupos étnicos não europeus a receber cidadania. O Artigo 14 do Tratado de 1830 com os Choctaw estabeleceu que eles poderiam optar por se tornar cidadãos dos Estados Unidos, conforme previsto no Artigo 14 do Tratado de Dancing Rabbit Creek, abrangendo todas as terras consolidadas nos termos do Artigo I de tratados anteriores entre os Estados Unidos e os Choctaw.

Durante a Guerra Civil Americana, os Choctaw, tanto no Território Indígena quanto no Mississippi, aliaram-se principalmente aos Estados Confederados da América. De acordo com a Lei Dawes e as Leis Curtis do final do século 19, o governo federal dos EUA desmembrou propriedades de terras tribais e dissolveu governos tribais no Território Indígena, buscando extinguir as reivindicações de terras indígenas antes da admissão de Oklahoma como estado em 1907. Durante várias décadas após esse período, o Bureau de Assuntos Indígenas dos EUA nomeou líderes dos Choctaw e de outras tribos no antigo Território Indígena.

Na Primeira Guerra Mundial, soldados Choctaw serviram nas forças armadas dos EUA como alguns dos primeiros code talkers nativos americanos, utilizando a língua Choctaw. Desde a Lei de Reorganização Indiana de 1934, o povo Choctaw em três áreas reconstituiu seus governos e ganhou reconhecimento federal. As maiores são a Nação Choctaw em Oklahoma.

Ao longo do século 20, a Comunidade Choctaw do Mississippi foi reconhecida federalmente em 1945, a Nação Choctaw de Oklahoma em 1971, e a Comunidade Jena dos Povos Choctaw em 1995.

Nenhuma má ação fica impune. Echo estreia no Disney+ em 9 de janeiro de 2024.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
100 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Representatividade Indígena nas HQs | Nação Multiversal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.