Connect with us

Críticas

Crítica | ‘Segredos de um Escândalo’: um mergulho em falsas aparências

Drama trabalha a curiosidade e a angústia perante o desconhecido à partir da manipulação e transporta o sentimento ao público

Published

on

Drama trabalha a curiosidade e a angústia perante o desconhecido à partir da manipulação e transporta o sentimento ao público

Ao investigar um episódio ou pesquisar sobre ele, é inevitável a procura pela verdade absoluta que há por trás do acontecido e das pessoas envolvidas. Em Segredos de um Escândalo (May December, 2023), a direção de Todd Haynes brinca justamente com essa curiosidade ao retratar o romance, inspirado em caso real, de Gracie (Julianne Moore) e Joe (Charles Melton). Tanto a personagem de Natalie Portman, a atriz Elizabeth Berry, quanto o espectador são expostos a um ambiente de incertezas marcado pela tensão entre a aparente vida perfeita do casal e a sensação de que há algo errado.

O ponto de início da narrativa é a chegada de Berry à casa de Gracie e Joe para observar os costumes e trejeitos da mulher que interpretará em filme sobre escândalo envolvendo o casal, que se formou enquanto ele tinha apenas 13 anos e, ela, já casada e mãe de três filhos, 36. Duas décadas após virarem notícia, eles recebem a atriz, que ultrapassa os limites da privacidade para desenvolver a personagem e acaba levantando questionamentos sobre a vivência da família enquanto desperta a dúvida e frustração em Joe, que percebe ter perdido sua juventude.

O romance entre Gracie e Joe é ponto central na trama.

Na trama, Gracie e Joe têm 3 filhos: uma menina já na faculdade e um casal de gêmeos que estão se formando no Ensino Médio. Imagem: Divulgação

O longa é pautado na subjetividade, ou seja, qualquer vislumbre de conhecimento ou descoberta sobre o romance vem por meio da percepção de quem está assistindo e nem tudo é efetivamente confirmado pela trama. A imagem com aparência fosca , os cenários e a trilha sonora, aguda e incessante, contribuem para a formação de uma atmosfera um tanto quanto perturbadora, que intensifica a angústia frente ao desconhecido e o estado emocional fragilizado dos personagens.

As atuações também têm papel imprescindível para que Segredos de um Escândalo cumpra seu objetivo. Natalie Portman trabalha o tom de esperteza e curiosidade de Elizabeth, que equilibra seus interesses pessoais e profissionais enquanto interage com o casal. Ao lado de Julianne Moore, ela conduz uma relação passiva-agressiva em que sua personagem se coloca como quem busca a verdade e, Gracie, quem preserva a vida de mentiras que construiu. A partir disso, outros aspectos das protagonistas surgem e são trabalhados, inviabilizando qualquer idealização referente a elas.

Da forma de se maquiar aos jantares de família, Elizabeth Berry se insere no contexto social de Gracie. Imagem: Divulgação.

Da forma de se maquiar aos jantares de família, Elizabeth Berry se insere no contexto social de Gracie. Imagem: Divulgação.

Moore, por sua vez, entrega uma atuação certeira dando vida a Gracie, o grande ponto de interrogação do filme, tanto pelo seu papel central na história quanto seu desenvolvimento, que intencionalmente não esclarece a natureza de seu comportamento. De início apresentada como uma mulher que, inocentemente, se apaixonou por um garoto mais novo, pagou o preço e vivia feliz com seu marido e filhos, ela acaba assumindo uma postura manipuladora, evidente em poucas cenas com Joe, que pode sair das telonas e confundir até mesmo a audiência.

Nesse sentido, uma das boas surpresas é a performance de Charles Melton. É visível e quase tangente o desconforto do personagem com a vida que leva e seu conflito interno por não saber lidar com isso. Além disso, o ator captura nuances que tornam perceptível as consequências do envolvimento para Joe, sendo uma delas o amadurecimento precoce ao qual foi imposto, perceptível em suas relações paterna e conjugal. Nas interações com os filhos, sua mentalidade se mostra semelhante à deles, enquanto Gracie aparenta exercer certo controle materno sobre o marido.

Em suma, Segredos de um Escândalo é uma espécie de sátira metalinguística sobre o trabalho de um ator, mas acaba indo além. Ao abordar os bastidores de um escândalo, ele questiona os limites do que é socialmente aceito ao expor as consequências de um relacionamento abusivo. Por isso, o filme não é voltado ao entretenimento, mas à reflexão e imersão do público, que deve se conformar em não ter todas as respostas que deseja ao final. 

“Segredos de um Escândalo” estreia dia 18 de janeiro nos cinemas nacionais.

Avaliação: 3.5 de 5.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.