Connect with us

Notícias

Marvel 85 anos: A história da Marvel através dos anos

Published

on

Marvel 85

Em 31 de agosto de 1939, o lançamento de MARVEL COMICS (1939) #1 deu origem a algo especial: o Universo Marvel. Das ruas de Nova York aos confins do Multiverso, o Universo Marvel abriu os leitores para inúmeros contos estranhos e jornadas de mistério com seus heróis e vilões. Desde seus primeiros dias como Timely Comics e Atlas Comics, a Casa de Ideais registrou as aventuras do sensacional, do estranho e do surpreendente. 

Para celebrar o 85º aniversário da Marvel, vamos relembrar algumas das histórias e estreias de personagens mais importantes de cada década da história dos quadrinhos da Marvel. Cada década apresenta histórias e personagens icônicos demais para serem mencionados aqui, mas os instantâneos a seguir refletem os momentos únicos no tempo em que foram criados.

A DÉCADA DE 1930

A primeira história ambientada no Universo Marvel vê o Professor Phineas Horton apresentando sua criação ao público em MARVEL COMICS (1939) #1 por Carl Burgos. Com pele sintética que pegava fogo quando exposta ao oxigênio, o androide inflamável chamado Tocha Humana derrubou criminosos como Tony Sardo.  

Em uma história de Bill Everett, essa edição também apresentou Namor, o Submarino, que começou sua guerra contra o mundo da superfície atacando mergulhadores de águas profundas e seu navio de salvamento. A edição também marcou as primeiras aparições de Thomas Holloway, um aventureiro fantasiado mais conhecido como o Anjo, e um herói ocidental chamado o Invasor Mascarado (Jim Gardley).

A DÉCADA DE 1940

Um ano antes de os Estados Unidos entrarem na Segunda Guerra Mundial, Steve Rogers entrou em ação em CAPTAIN AMERICA COMICS (1940) #1 por Joe Simon e Jack Kirby. O Soro do Super-Soldado transformou o frágil Steve Rogers em um guerreiro sobre-humano conhecido como Capitão América. Ao lado de seu fiel companheiro adolescente Bucky, o Capitão América deteve nazistas e vilões como o Caveira Vermelha. Os heróis patrióticos foram acompanhados por novos personagens, incluindo Toro, Whizzer e Miss América.

O primeiro crossover da Marvel ocorreu em MARVEL MYSTERY COMICS (1940) #8 por Bill Everett e Carl Burgos, colocando Namor cara a cara com o Tocha Humana pela primeira vez em uma batalha que resultou em uma paralisação. Essas duas estrelas da Marvel mais tarde se juntariam ao Capitão América no All-Winners Squad durante o resto da década.

A década de 1940 também viu a estreia de personagens em uma variedade de gêneros. De heróis cowboys como Kid Colt Outlaw e Two-Gun Kid, a estrelas de romances adolescentes como Millie the Model e Patsy Walker, a personagens de comédia como Ziggy Pig e Silly Seal, a Marvel Comics expandiu enormemente seu repertório de histórias.

A DÉCADA DE 1950

À medida que os super-heróis perdiam a popularidade na década de 1950, histórias em quadrinhos de romance, cowboy, terror, ficção científica e crime os substituíram nas bancas. O Cavaleiro Negro original fez uma curta estreia como um herói medieval lutando contra Morgana Le Fay em BLACK KNIGHT (1955) #1 por Stan Lee e Joe Maneely. Enquanto isso, títulos focados em monstros como MEN’S ADVENTURES e os primeiros dias de JOURNEY INTO MYSTERY apresentaram aos leitores pessoas como Rawhide Kid, o mais novo protetor do Velho Oeste, bem como Gorilla-Man. 

Em outro lugar no Universo Marvel, Capitão América, Namor e o Tocha Humana ressurgiram brevemente para um breve renascimento em YOUNG MEN (1950) #24. Por menos de um ano, esses heróis lutaram contra gangsteres e comunistas da era soviética antes de retornar à obscuridade. O Capitão América e Bucky desta era foram mais tarde revelados como impostores se passando pela dupla original.

A DÉCADA DE 1960

Os anos 60 começaram com um estrondo, trazendo a Primeira Família da Marvel à vida em FANTASTIC FOUR (1961) #1 de Stan Lee e Jack Kirby. Em uma história que se baseou nas armadilhas da ficção científica e dos quadrinhos de monstros, o Quarteto Fantástico usou seus poderes cósmicos para enfrentar o Homem-Toupeira e seus monstros subterrâneos.

Com arte dinâmica e caracterização complexa, as aventuras subsequentes do Quarteto Fantástico expandiram o Universo Marvel por meio da adição de personagens como Doutor Destino, Pantera Negra, Surfista Prateado, Galactus e os Inumanos. Após o sucesso do Quarteto Fantástico, criadores lendários como Lee, Kirby e Steve Ditko trouxeram novos ícones, Homem-Aranha, X-Men, Demolidor, Doutor Estranho e Nick Fury, para o grupo.  

Vários novos heróis — Homem de Ferro, Thor, Homem-Formiga, Vespa e Hulk — se reuniram em VINGADORES (1963) #1 de Lee e Kirby. Quando Loki manipulou o Hulk para atacar Thor, os heróis o pararam e se uniram para formar os Vingadores. Algumas edições depois, os Vingadores resgataram um Capitão América congelado, completando seu elenco fundador depois que o Hulk saiu sem cerimônia.

A DÉCADA DE 1970

Os X-Men estouraram na década de 1970 quando uma nova equipe revitalizou esse grupo de heróis mutantes em GIANT-SIZE X-MEN (1975) #1 por Len Wein e Dave Cockrum. Com os X-Men originais capturados, o Professor X recrutou um grupo internacional de mutantes, incluindo Tempestade, Noturno, Colossus e Wolverine, que se juntaram a Ciclope como a nova equipe principal.

Esta década também marcou a estreia de combatentes do crime de rua como Luke Cage, Punho de Ferro e Justiceiro, bem como heróis sobrenaturais como Motoqueiro Fantasma (Johnny Blaze), Cavaleiro da Lua e Blade. Heroínas icônicas como Mulher-Aranha e Carol Danvers a Ms. Marvel lançaram suas próprias HQs solo.

A década de 1970 enviou os Vingadores em aventuras cósmicas como “A Guerra Kree/Skrull” e “A Saga Korvac”, enquanto o Homem-Aranha sofreu uma de suas perdas mais pessoais. Em um momento subversivo que definiu uma década, o Duende Verde matou Gwen Stacy, o primeiro amor verdadeiro de Peter Parker, em AMAZING SPIDER-MAN (1963) #121 de Gerry Conway e Gil Kane.

A DÉCADA DE 1980

Quando Peter Parker começou a usar um novo traje preto em AMAZING SPIDER-MAN (1963) #252 de Tom DeFalco, Roger Stern e Ron Frenz, ninguém suspeitou que fosse um simbionte alienígena. Uma lembrança de SECRET WARS (1984), o traje simbionte mais tarde se uniu ao jornalista desonrado Eddie Brock, dando origem a Venom, um dos maiores inimigos do Homem-Aranha e um improvável aliado eventual.  

De Homem Aranha sobrevivendo à “Última Caçada de Kraven” à batalha final do Demolidor com o Rei do Crime em “Born Again”, esta era empurrou nossos heróis para histórias mais sombrias.

Os X-Men deram início a uma década de expansão com “A Saga da Fenix Negra” em UNCANNY X-MEN (1963) #129 de Chris Claremont e John Byrne. À medida que Wolverine emergia como um ícone da Marvel, a própria Jean Grey dos X-Men se tornava uma destruidora cósmica. Os anos 80 também introduziram novos heróis mutantes como Vampira, Cable, Psylocke, Kitty Pryde, Emma Frost e os Novos Mutantes em uma série de histórias icônicas.

A DÉCADA DE 1990

Na década de 1990, a atitude definia tudo, e ninguém tinha mais atitude do que Deadpool. Fazendo sua primeira aparição em NEW MUTANTS (1983) #98 por Rob Liefeld e Fabian Nicieza, o Mercenário Tagarela começou como um antagonista dos Novos Mutantes e seu líder armado, Cable, antes de evoluir para um anti-herói violento por direito próprio no final da década. 

Enquanto isso, novos personagens como Gambit, Bishop, Carnificina, Motoqueiro Fantasma (Danny Ketch) e Spider-Man 2099 trouxeram atitudes mais agressivas para seus respectivos cantos do Universo Marvel.

Entre os X-Men reimaginados da realidade alternativa de “Era do Apocalypse” e os problemas existenciais do Homem-Aranha em “A Saga do Clone”, sagas épicas definiram os anos 90. Mas nenhuma saga se compara em escala a quando Thanos reuniu finalmente as Joias do Infinito, forçando todos os heróis da Marvel a se unirem para detê-lo, em DESAFIO INFINITO (1991) #1 por Jim Starlin e George Perez.

Em uma história que começou com Thanos tirando metade do universo, Doutor Estranho, Surfista Prateado e os heróis sobreviventes da Marvel lutaram uma batalha desesperada contra o Titã Louco para salvar tudo o que existe.

A DÉCADA DE 2000

Os anos 2000 transformaram o Universo Marvel. Da Feiticeira Escarlate reescrevendo a realidade em Dinastia M” aos modernos Guardiões da Galáxia se reunindo para impedir a “Aniquilação”, esta década empurrou o Universo Marvel para territórios desconhecidos.

O maior desafio que os heróis enfrentaram nos anos 2000, no entanto, foi quando o Capitão América e o Homem de Ferro entraram em guerra em CIVIL WAR (2006) #1 por Mark Millar e Steve McNiven. Após enfrentar as tentativas do governo de registrar super-humanos, o Capitão América desencadeou uma batalha amarga entre os heróis da Marvel, criando uma atmosfera de desconfiança que persistiu durante SECRET INVASION (2008) e o resto da década.

Enquanto os Vingadores originais rivalizavam, uma equipe de heróis adolescentes surgiu para continuar seu legado heroico em JOVENS VINGADORES (2005) #1 por Allan Heinberg e Jim Cheung. Patriota, Hulkling, Wiccano, Estature e Gaviã Arqueira (Kate Bishop) se uniram para deter ninguém menos que Kang, o Conquistador, um dos inimigos mais antigos dos Vingadores.  

Assim como os Jovens Vingadores, as outras estrelas emergentes da década — Jessica Jones, X-23 e o Sentinela — tinham laços profundos com a história da Marvel que foram gradualmente revelados. Enquanto isso, personagens estabelecidos como Bucky e General Thunderbolt Ross encontraram novas missões como o Soldado Invernal e o Hulk Vermelho, respectivamente.

A DÉCADA DE 2010

Uma nova geração de jovens heróis surgiu ao longo da década de 2010, começando com Miles Morales, um Homem-Aranha de realidade alternativa que assumiu os sapatos do falecido Peter Parker em ULTIMATE FALLOUT (2011) #4 por Brian Michael Bendis e Sara Pichelli . Miles eventualmente se mudou para o Universo Marvel 616, onde fez amizade com o Peter Parker original.

Esta era inaugurou novos heróis corajosos como Ms. Marvel (Kamala Khan) , Ironheart e Ghost-Spider , e viu heróis estabelecidos se ajustando a novos papéis como Capitã Marvel (Carol Danvers) e Capitão America (Sam Wilson) .

Batalhas épicas como VINGADORES VS. X-MEN e CIVIL WAR II podem ter colocado nossos heróis em desacordo, mas eles se uniram quando o Doutor Destino colapsou o Multiverso moribundo em um mundo, Battleworld. Como a pedra angular de décadas de histórias focadas no Multiverso, SECRET WARS (2015) de Jonathan Hickman e Esad Ribic ofereceu vislumbres de dezenas de realidades alternativas antigas, novas e reimaginadas. Os heróis sobreviventes do Universo Marvel enfrentaram o desafio final ao tentar salvar a existência das garras do todo-poderoso Destina.

A DÉCADA DE 2020

No início da década de 2020, os X-Men estabeleceram uma nação mutante na ilha Krakoa e colonizaram o planeta Marte. Temendo suas expansões ambiciosas, os imortais Eternos declararam guerra a eles em AXE: JUDGMENT DAY (2022) #1 por Kieron Gillen e Valerio Schiti , com os Vingadores se juntando ao conflito. Krakoa desmoronou em “Queda do X”, com Orchis no comando do movimento antimutante.

Em um universo alternativo criado artificialmente, uma versão maligna do Sr. Fantástico conhecido como o Criador reescreveu a história do Universo Ultimate para livrar seu mundo de heróis. Nesta Terra-6160, Peter Parker cresceu sem se tornar o Homem-Aranha. Mas, graças a Tony Stark e seu bando de Ultimates, a esperança pode ser restaurada. Com rostos familiares desempenhando novos papéis surpreendentes, esses novos heróis fariam bem em aprender sobre as responsabilidades que vêm com o poder nesta saga em andamento.

A Marvel também lançou uma HQ especial comemorando seus 85 anos de história, disponível por enquanto apenas nos EUA. Esta edição celebra as décadas de histórias icônicas, personagens lendários e momentos marcantes que moldaram o universo Marvel como o conhecemos hoje.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.