Connect with us

Marvel

Marvel lança dublagem em Lakota para Vingadores

Published

on

Pela primeira vez em anos, os Vingadores originais se reuniram para uma causa comemorativa. Os Heróis Mais Poderosos da Terra se uniram para gravar e dublar “Os Vingadores” na língua nativa Lakota, transmitindo agora no Disney+.

Como parte do projeto, a Marvel lançou um novo vídeo de bastidores, dando uma espiada no processo de gravação. O vídeo mostra como o elenco original dos Vingadores — incluindo Mark Ruffalo, Robert Downey Jr., Chris Evans e Scarlett Johansson — se reuniram para regravar suas falas originais em Lakota.  

O Projeto Lakota nasceu de um esforço para reintroduzir e promover a língua Lakota. Ruffalo já havia colaborado com a comunidade Lakota em projetos passados, e ele e os outros Vingadores estavam ansiosos para se envolver com a nova dublagem.  

“Só juntar todo mundo na mesma página foi provavelmente a coisa mais difícil”, Ruffalo explica no vídeo. “Mas todo mundo realmente estava nisso. É uma língua assustadora: há sons que nós simplesmente não temos na nossa língua que eles têm na deles. Mas quando você começa a chegar lá, é ótimo.”

O Projeto Lakota levou mais de 15 meses e envolveu 62 falantes da língua Lakota-Dakota, além da equipe original dos Vingadores.

“Você tem a franquia de filmes mais famosa do mundo e alguns dos atores, celebridades e personagens mais famosos falando nossa língua Lakota, que já foi proibida”, diz o produtor executivo de dublagem Lakota, Ray Taken Alive. “Então, uma coisa realmente linda do projeto é que nossa língua não precisa mais se esconder.”

O que é linguagem Lakota?

É uma língua indígena americana pertencente à família de línguas siouan, falada pelos povos Lakota, que são parte da nação Sioux. Os Lakota vivem principalmente nas reservas Pine Ridge, Rosebud, e Standing Rock, localizadas em Dakota do Sul e Dakota do Norte, nos Estados Unidos.

A língua Lakota possui um sistema fonológico distinto, com sons que não existem em inglês. A gramática é complexa e inclui um sistema de conjugação verbal detalhado e um uso extenso de sufixos e prefixos.

Existem vários sistemas de escrita para o Lakota, sendo o mais comum baseado no alfabeto latino. Alguns alfabetos tentam representar com precisão os sons da língua usando diacríticos.

O Lakota é considerado uma língua em risco, com menos falantes fluentes a cada ano. No entanto, há esforços significativos de revitalização, incluindo programas de imersão linguística, cursos online e materiais educacionais para crianças e adultos.

A língua Lakota é um componente vital da cultura e identidade dos povos Lakota. Ela transmite valores, tradições, histórias e a visão de mundo desse grupo indígena.

Os esforços para preservar e revitalizar a língua Lakota são importantes não apenas para os falantes nativos, mas também para a diversidade linguística e cultural global.

Os Vingadores, da Marvel Studios, já está disponível para transmissão em Lakota no Disney+.

Happy
Happy
100 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.