Connect with us

HQs

As piores coisas que Charles Xavier já fez

Published

on

Desde a fundação da Escola Xavier para Jovens Superdotados, Xavier tomou inúmeras decisões que prejudicaram ou colocaram em perigo seus alunos, bem como o resto dos mutantes do mundo. Com suas piores decisões, Xavier fez mais para prejudicar o sonho do que qualquer vilão jamais fez.

Agora, vamos dar uma olhada mais de perto nas piores coisas que o Professor X fez, assim como as consequências de sua decisão mais chocante até agora se espalham pelo mundo dos X-Men em X-MEN (2021) #34.

Fingiu sua morte

O Professor X nunca teve medo de se afastar dos X-Men para se concentrar em outras prioridades. Na verdade, apenas alguns anos após o início da carreira dos X-Men, o Professor X fingiu sua morte e deixou seus alunos se defenderem sozinhos em UNCANNY X-MEN (1963) #42.

Xavier se escondeu para se preparar para uma força de invasão alienígena Z’Nox que se aproximava. Enquanto ele estava fora, um metamorfo mutante com doença terminal chamado Changeling se passou por Xavier e foi morto pelo vilão Grotesk. Embora Jean Grey soubesse o que realmente estava acontecendo, Xavier jurou segredo, então os X-Men lamentaram a queda de seu líder e se separaram brevemente.

No entanto, Xavier finalmente retornou e contou a verdade aos seus alunos chocados. Posteriormente, ele reuniu a equipe e repeliu a invasão Z’Nox unindo telepaticamente todas as mentes da Terra em UNCANNY X-MEN (1963) #65.

Seu filho, Legião

Embora o Professor X tenha dedicado sua vida a orientar jovens mutantes e ensiná-los a dominar seus poderes fantásticos, ele reconhecidamente falhou como pai de David Haller, o destruidor da realidade também conhecido como Legião. David nasceu após um breve romance entre Xavier e Gabrielle Haller, e Xavier não percebeu que tinha um filho por mais de uma década.

Depois que um evento traumático desencadeou os poderes mutantes de David e dividiu sua mente em múltiplas personas, o Professor X tentou tratar Legião durante sua primeira aparição em NOVOS MUTANTES (1983) #26. Embora a reunião tenha terminado com Xavier dizendo a Legião que sempre estaria ao seu lado, David raramente se sentiu uma prioridade para seu pai, e os dois têm um relacionamento complexo até hoje.

Gênese mortal

Quando os X-Men originais foram capturados pela ilha viva de Krakoa, o Professor X formou uma equipe totalmente nova e completamente diferente de X-Men – incluindo Wolverine, Noturno, Colossus e Tempestade – para libertar seus primeiros alunos. Mas antes disso, Xavier reuniu uma equipe inexperiente de mutantes condenados com sua confidente Moira MacTaggert, conforme revelado em X-MEN: DEADLY GENESIS (2005) #4.

Embora esta equipe tenha resgatado Ciclope com sucesso, o irmão há muito perdido dos Summers, Vulcano, e o resto da equipe aparentemente morreram em sua primeira missão. Quando um perturbado Ciclope retornou à Mansão X, Xavier apagou suas memórias de Vulcano e sua equipe. Tudo isso só veio à tona quando o ultrapoderoso Vulcano saiu da hibernação para se vingar dos X-Men anos depois. Assim que a verdade foi revelada, Ciclope expulsou Xavier dos X-Men.

Pecado Original

Wolverine sempre teve problemas de memória, mas o Professor X piorou ainda mais os problemas de memória de Logan em um de seus primeiros encontros. Quando Wolverine se juntou aos X-Men, ele sofreu uma lavagem cerebral por Romulus, um dos mentores do programa Arma X. Em seus primeiros dias com os X-Men, Logan tentou matar o Professor X por ordem de Romulus, conforme revelado em X-MEN: ORIGINAL SIN (2008) #1.

Depois de parar Wolverine telepaticamente, Xavier explicou que ainda precisava de alguém com as habilidades letais de Logan. Xavier desfez telepaticamente a programação mental de Wolverine, o que criou ainda mais lacunas em sua memória já que sua mente já havia sido muito manipulada. Quando soube o que Xavier havia feito, Wolverine perdoou seu mentor porque estava satisfeito com o herói que havia se tornado, e pediu a Xavier que realizasse um procedimento telepático semelhante em seu filho vilão, Daken.

Massacre

Durante uma das batalhas mais devastadoras de Magneto com os X-Men, o Professor X desligou telepaticamente o cérebro de seu velho amigo em X-MEN (1991) #25. À medida que os piores aspectos de suas mentes se fundiam naquele momento, Xavier e Magneto criaram uma nova ameaça horrível: uma entidade psíquica separada chamada Massacre.

Depois de se esconder na mente de Xavier, Massacre emergiu e assumiu o corpo de Xavier em X-MEN (1991) #54. Durante o crossover subsequente MASSACRE, Massacre lançou um ataque total ao Universo Marvel que deixou o Quarteto Fantástico e a maioria dos Vingadores exilados em uma realidade paralela. Como a personificação tangível das piores qualidades de Xavier, Massacre é um lembrete sombrio da escuridão que espreita dentro do fundador dos X-Men.

Os protocolos Xavier

À medida que a crise do Massacre se desenrolava, os X-Men descobriram outro segredo perturbador do Professor X: os Protocolos Xavier. Escondidos no laboratório da ilha Muir de Moira MacTaggert, os Protocolos Xavier contêm seus planos detalhados para neutralizar e matar todos os membros dos X-Men, conforme revelado em EXCALIBUR (1988) #100.

Os arquivos secretos de Xavier foram desbloqueados pela combinação das ondas cerebrais dos presentes. Por exemplo, a presença de Ciclope, Jean Grey e Moira desbloqueou o arquivo sobre como impedir o próprio Xavier. Jean ficou particularmente horrorizada ao perceber que Xavier havia descoberto silenciosamente como neutralizar seus alunos durante o período noturno em seu escritório. Embora os X-Men tenham conseguido manter os arquivos de Xavier longe de vilões como Bastion, eles viram os Protocolos Xavier como uma grande quebra de confiança.

Xavier e Perigo

Durante anos, a Sala do Perigo serviu como ginásio tecnologicamente avançado dos X-Men, onde os mutantes podiam aprimorar suas habilidades. Após inúmeras atualizações que incorporaram tecnologia alienígena Shi’ar, a Sala de Perigo desenvolveu a capacidade de gerar hologramas de luz forte. A Sala do Perigo também desenvolveu uma mente e estreou como um ser distinto chamado Perigo em ASTONISHING X-MEN (2004) #9.

Quando Xavier percebeu que Perigo estava viva, ele a ignorou e escondeu sua existência dos X-Men. Eventualmente, Perigo atacou os residentes da Mansão X, criou um corpo humanoides para si mesma e decidiu matar Xavier por mantê-la em cativeiro por tantos anos. Apesar disso, Perigo acabou trabalhando com os X-Men e se juntou a algumas equipes mutantes.

O segredo de Xavier e Moira

Sob a liderança do Professor X e Magneto, a nação mutante Krakoa parecia dar aos mutantes uma pátria viável e economicamente sólida e um lugar seguro na ordem internacional. No entanto, o paraíso de Krakoa foi construído com base em vários feitos sombrios de Xavier.

Krakoa foi informada principalmente pela experiência de Moira MacTaggert, que revelou que ela era uma mutante que havia vivido várias linhas do tempo anteriores onde os mutantes foram levados à extinção. MacTaggert deu a Xavier seu aviso apocalíptico no momento em que Xavier começou a sonhar com a coexistência mutante e humana, conforme detalhado em POWERS OF X (2019) #6. Essa revelação reformulou tudo o que Xavier havia feito com os X-Men como uma meia verdade, e ele só piorou as coisas ao esconder Moira e seus avisos dos outros líderes de Krakoa e dos X-Men.

Rendição de Krakoa

Embora o tempo de Xavier governando Krakoa tenha sido repleto de escolhas questionáveis, como trabalhar em estreita colaboração com o Senhor Sinistro, suas piores decisões vieram depois que Krakoa foi atacado pelo grupo anti-mutante Orchis. Informado por uma traidora Moira, Orchis lançou um ataque devastador ao Hellfire Gala de Krakoa com Nimrod e vários Stark Sentinels avançados.

Em resposta, o Professor X assumiu telepaticamente o controle dos X-Men presentes e os impediu de revidar enquanto ele se rendeu. Ele então forçou a maioria dos mutantes do mundo a passar por portais que os levaram a um destino desconhecido em X-MEN: HELLFIRE GALA (2023) #1. Enquanto os X-Men lutavam contra Orchis no presente, Xavier voltou no tempo com a intenção de matar uma jovem Moira antes que seus poderes surgissem, mas ele acabou sendo dissuadido desse plano.

A Queda do X

Enquanto a batalha final entre Orchis e os X-Men acontecia em vários planos de existência, o Professor X fez um acordo com o diabo para salvar alguns dos mutantes do mundo em QUEDA DA CASA DE X (2024) #4. Xavier abordou Sentinela Ômega e Nimrod, os líderes das máquinas de Orchis, e concordou em ajudá-los a destruir a humanidade em troca de permitir que Krakoa se tornasse um refúgio mutante.

Depois de aceitar este acordo, Xavier juntou-se efetivamente a Orchis e realizou vários ataques para eles. Xavier usou suas habilidades telepáticas para forçar um soldado a detonar uma bomba nuclear em sua nave; purgar os membros humanos restantes de Orchis; manipular as mentes de vários líderes mundiais; e oferecer os códigos nucleares do mundo ao Sentinela Ômega. Independentemente de seus objetivos finais, essas ações horrorizaram os X-Men e representaram um completo abandono do trabalho de sua vida, bem como a rejeição de seu sonho de um futuro melhor.

Desde a formação da equipe, os X-Men seguiram o sonho do Professor X de coexistência pacífica entre mutantes e humanos. Porém, Charles Xavier fez muito para transformar esse sonho em um pesadelo.

Testemunhe a resposta dos X-Men ao último movimento do Professor X em X-MEN #34.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Sair da versão mobile