Críticas
CRÍTICA | Som da Liberdade é um filme necessário
Som da Liberdade é um dos filmes mais polêmicos do ano, desde que estreou nos Estados Unidos em julho vem sendo um sucesso de público para uns grupos, mas também alvo de muitos boicotes e críticas por parte de vários outros grupos. Mas qual é a desse filme? Qual é o motivo de tanta polêmica envolvendo sua produção e lançamento? Curioso, eu, João Luiz, decidi assití-lo, e posso dizer que entendo a polêmica por trás, mas que ao mesmo tempo, entendo o porque ele fez tanto sucesso.
Produzido pela Angel Studios, a mesma responsável pela série The Chosen, Som da Liberdade conta a história de Tim Ballard, um ex-agente federal que embarca em uma perigosa missão para salvar uma menina dos cruéis traficantes de crianças. Com o tempo se esgotando, ele viaja pelas profundezas da selva colombiana, colocando sua vida em risco para libertá-la.
Em quesitos técnicos, Som da Liberdade surpreende. Mesmo com um orçamento “baixo” de US$ 14,5 milhões de dólares, o filme entrega cenários espetaculares, uma fotografia hábil em deixar o telespectador com uma má sensação, de que algo está errado. A trilha sonora entra onde deve, nos angustiando e também sabendo trazer a tensão para as cenas, como nos momentos em que perseguições ocorrem. Ponto alto para o diretor do filme, Alejandro Gomez Monteverde.
O elenco também é bom, Jim Caviezel consegue passar uma verdade gigante como Tim Ballard, em momentos que ele se emociona, ou se enraivece, você se impressiona com a atuação dele, se não receber ao menos alguma indicação ao Oscar, será um ultraje. As duas crianças que recebem uma maior atenção do roteiro são hábeis e emocionam em vários momentos, inclusive nos mais tensos.
Diferente do que eu pensei, Som da Liberdade em nenhum momento aborda questões políticas, e muito menos defende um lado. Ele, unicamente conta como Tim Ballard que já trabalhava prendendo pedófilos descobre essa organização e busca resgatar duas crianças, irmãos, que foram levados. Apesar do filme não ser 100% real, mais de 80% dele é, e isso trás uma veracidade e peso enormes para a história.
O assunto do tráfico de crianças e pedófilo não é mentira para ninguém e muito menos algo que é escondido e raro, está presente em noticiários mundo a fora. E o filme escancara ainda mais esse tipo de prática, condenando-a e dando um alerta às pessoas que estão assistindo.
Som da Liberdade é um filme pesado, pois não poupa em mostrar situações tensas, e que principalmente quando envolve crianças isso toma uma atenção maior do público. O filme, porém é necessário, para que esse tipo de crime seja escancarado e combatido, pois como o personagem fala: “Os filhos de Deus não estão à venda”. Independente de sua posição política, assista o filme e tire suas próprias conclusões, e deve ser divulgado.
A opinião a respeito do filme é de total responsabilidade do autor da matéria e não necessariamente reflete a de todos os membros do site.