Connect with us

Notícias

Tenoch Huerta rebate e desmente acusações de assédio

Published

on

Na última semana, Tenoch Huerta, o Namor da Marvel Studios nos cinemas, foi acusado de assédio sexual pela saxofonista mexicana, María Elena Ríos.

Ela expôs as situações nas redes sociais após não ter recebido seu pagamento pela participação em um podcast.

Agora, Tenoch Huerta se procunciou e desmentiu Elena.

Tradução:

Cidade do México, 8 de abril de 2023.

A todos os meus amigos e público em geral:


Em setembro de 2022 usei uma capa na Milan FW, (Fashion Week) que foi desenhada para mim, que me encheu de orgulho; Você entenderá que por muitos anos algumas marcas não quiseram me vestir, e pensar que um grupo de pessoas, incluindo artistas mexicanos, se uniu para fazer uma roupa tão significativa me deixou feliz.

Quando me contaram o que significa a arte plumária pré-hispânica, senti que estava usando uma vestimenta única, que só era para pessoas ou momentos que mereciam algum tipo de homenagem, confesso que foi até intimidante usá-lo. Ler sobre o assunto e isso me encheu ainda mais de orgulho, pois ficou claro para mim quem eram as pessoas que trabalhavam este projeto, partindo da base de ser uma obra criada pela mão do Mestre desta arte, o Tecelão Feliciana Hernández Bautista. A quem obviamente colocamos seus créditos (o mínimo que poderíamos fazer) e planejamos procurá-la logo após a intensa turnê promocional do meu último filme que durou cerca de dois meses.

Infelizmente, a marca que nos abordou cometeu erros no processo, rastreabilidade, houve intermediários e muitas das informações fornecidas não foram verificadas em primeira mão; Isso gerou erros em suas redes sociais, erros que foram corrigidos e aceitos publicamente. Infelizmente essa situação se repete com o tratamento dos artistas, tem muitos intermediários, estilistas renomados que não dão o merecido crédito, os tratam mal e fazem pagamentos ofensivos para depois cobrarem o que querem. Ainda hoje existem cópias feitas em maquiladoras de outros países que se dizem produtos artesanais mexicanos. Isso é uma pena e deveria ser melhor regulamentado.

Por isso, surgem os promotores culturais, como é o caso de Luz Valdez, que dedica parte de sua vida a promover o trabalho de artistas mexicanos, ela nos contatou e nos encontramos com a Sra. Feliciana, que foi MUITO significativo para mim e minha equipe, vamos mantê-lo para sempre, OBRIGADO!

Em nosso encontro, Maestra Feliciana me contou mais sobre seu trabalho ancestral, conhece os tecidos de algodão desde os oito anos de idade. Um dos seus transbordamentos pode demorar vinte e cinco dias, dois meses ou até mais, dá para acreditar? Aos sessenta e seis anos, cria novos tecidos no tear da cintura, joga lantejoulas na trama para torná-la arco-íris, ou seja, iridescente, e experimenta texturas e materiais, além de todo o trabalho que fazem para coletar penas na temporada de inverno. Mudança. Isto é arte. Por isso foi importante levar esta peça e as necessárias para os locais onde devíamos estar.

Devemos dar valor a quem somos, a nossa cultura, o colonialismo cultural tem que estar definitivamente fora de nossa mente e nosso ser.

O QUE VALE O NOSSO, VALE COMO ARTE EM CASA E NOS LUGARES MAIS EXCLUSIVOS.

Como resultado dos erros acima mencionados com a marca, surgiu um conflito com o grupo ao qual pertenço; já que houve má gestão nas redes sociais, com mensagens infelizes, sem pleno conhecimento do caso, pouco claras, escritas com as entranhas e não com o coração com Luz Valdés. Definitivamente, não é a maneira de lidar com diferenças, conflitos ou resolver problemas.

Eu pessoalmente descobri tarde e apesar de não ter conhecimento dos eventos, nem quando e como ocorreram porque eu estava trabalhando, faço parte de um grupo que me é valioso e não posso ignorar o que aconteceu. Foi errado e só afeta a nossa luta, com certeza temos que meditar e corrigir. Peço sinceramente que não deixem que este desacordo ofusque o valor do trabalho de todos os envolvidos que forjam cultura e identidade.

Nosso trabalho, amigos, é unir. De nossa parte, continua a relação que temos com a Señora Feliciana, com sua família e com a equipe Hijos del Maíz e continuaremos colaborando com eles e com outros artistas para que sua arte tenha o seu devido lugar.

É importante reiterar que terei muito mais cuidado nas demandas com aliados e colaboradores.


Obrigado.
Tenoch.

Conforme tenha novas atualizações sobre o caso entre Tenoch Huerta e María Elena Ríos, iremos atualizá-los.

Atualmente não há indicação de quando Tenoch Huerta retorna como Namor no MCU.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Sair da versão mobile