Connect with us

Filmes

EXCLUSIVO | Xande Valois fala sobre carreira e Cebola: “muitos planos infalíveis”

Ator revela metas para o futuro profissional e fala sobre a preparação para protagonizar novo filme da Turma da Mônica Jovem

Published

on

Xande Valois viverá Cebola em "Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo"

Conhecido por interpretar Claudinho em Êta Mundo Bom!, novela transmitida pela Tv Globo em 2016, o ator Xande Valois retornará aos cinemas como Cebola em Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo dia 18 deste mês. Baseada nos mangás de Maurício de Sousa, a primeira adaptação live-action da turma durante a adolescência mostrará suas aventuras para tentar salvar o Museu do Limoeiro enquanto investigam a ameaça por trás de sua venda, que pode ter origens sobrenaturais. 

O Cebola da Turma da Mônica Jovem

Apesar de não utilizar mais o apelido pelo qual foi apresentado ao público, Cebola representa a versão mais velha do personagem dos gibis e dá continuidade ao seu amadurecimento desde 2008, quando foi publicada a primeira edição da Turma da Mônica Jovem (TMJ). Com mais de cinco fios de cabelo e objetivos diferentes de ser o dono da rua, ele ainda carrega a esperteza e o talento na elaboração de planos infalíveis do Cebolinha. 

Outro aspecto importante do personagem sofreu mudanças na nova fase: seu relacionamento com Mônica, que será interpretada por Sophia Valverde. Se na infância ela era marcada por competição e implicância, o shipp que nasceu da lógica “enemies to lovers” ganha força e os sentimentos de um pelo outro são mais evidentes e explorados, como indicado nos primeiros momentos do trailer do filme. Nos mangás, o casal chega a ficar junto por certo período, mas a relação é conturbada e marcada por questões mal resolvidas na maior parte do tempo, abrindo espaço, inclusive, para o surgimento de um triângulo amoroso com Do Contra.

É na edição #34 da primeira série da TMJ, “Quer Namorar Comigo?”, que Cebola e Mônica começam a namorar pela primeira vez. Imagem: Divulgação

Em entrevista ao Nação Multiversal, Xande Valois conta que seu contato com a turma vem desde muito antes da sua escalação para o elenco do live-action: “Assim como a maioria das crianças brasileiras, durante minha alfabetização, os gibis da Turma da Mônica foram fundamentais. Inclusive, meu jogo de cama é temático dos personagens”. Ele também afirmou que o processo de preparação para dar vida ao Cebola foi prazeroso e que buscou se manter o mais fiel possível às suas características. “Todas as complexidades emocionais foram trabalhadas ao longo da preparação, criando essa química entre nós [elenco]. O Cebola trará muitas aventuras e planos infalíveis”, diz o ator.

Carreira pré-TMJ

Alexandre Valois Cordeiro Filho, mais conhecido como Xande Valois, nasceu em 2004 na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e deu início à carreira logo aos 8 anos de idade, quando interpretou o Tico em Malhação: Intensa como a Vida (2012). A partir daí, marcou presença em diversas novelas da Tv Globo em papéis mirins como Tavinho em Joia Rara (2013), Caíque em Alto Astral (2014) e Joaquim de Babilônia (2015). No ano seguinte, deu vida a Claudinho, um menino com deficiência física que vivia sob as maldades da madrasta, em Êta Mundo Bom! (2016).

Um de seus trabalhos mais marcantes na teledramaturgia, o personagem ainda exigiu uma preparação mais cautelosa. “Fiz laboratório na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), onde conheci muitas pessoas e suas histórias, especialmente o Pedro, menino que é cadeirante e tem a mesma idade que eu”, relata Valois. Com o desenvolver da trama, a narrativa de Claudinho ganhou destaque, principalmente nos últimos capítulos, quando ele conseguiu voltar a andar com a ajuda de uma bengala. “Até hoje sou parado nas ruas, principalmente em Copacabana, por senhoras que eram fãs da novela e do Claudinho”.

O reprise de Êta Mundo Bom! no “Vale a Pena Ver De Novo” teve a maior audiência do horário desde o ano 2000.

Já aos 13 anos de idade, Xande interpretou o protagonista Zeca enquanto jovem em A Força do Querer (2017) e participou das séries Filhos da Pátria (2017-2019) e Os Dias Eram Assim. Em 2018 atuou na série Se Eu Fechar os Olhos Agora (2018) e, no ano seguinte, fez seu último personagem em novelas, o Carlos de Éramos Seis (2019). “A cada ano que passava, os personagens cresciam e se tornavam mais complexos. Senti mais essa mudança em Éramos Seis, já que Carlos viveu seu primeiro amor, o início de uma relação entre homem e mulher”, afirma o ator.

Entre seus trabalhos mais recentes estão a série Os Outros (2023), disponível no GloboPlay, e os filmes Eu Acredito em Conto de Fadas, lançado em 2021, Fazendo Meu Filme, adaptação dos livros de Paula Pimenta que ainda não tem data de estreia, e o live-action da Turma da Mônica Jovem. “Cada gênero do audiovisual tem suas características que se diferenciam e se completam ao mesmo tempo. Estou adorando o momento que estou vivendo e aprendendo a amar cada vez mais o cinema, é uma fase desafiadora”, diz Valois. Quando perguntado sobre seus próximos objetivos, ele contou que sonha em ser diretor e estreou no cargo com uma esquete do TABLADO. 

‘Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo’ chega aos cinemas nacionais dia 18 de janeiro.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.