Connect with us

Marvel

X-men | Os quadrinhos que inspiraram a animação – Parte 1

Published

on

No próximo dia 20 de março, a Marvel vai lançar no Disney+ a continuação da série animada dos X-Men, lançada em 1992 e finalizada em 1997 com um total de 76 episódios. No entanto, diferente do que muitos pensam, a série realmente se baseia em HQs, embora faça algumas alterações na trama para se adequar ao contexto apresentado. Nosso objetivo é destacar essas HQs em uma série de matérias, mostrando as inspirações da primeira temporada até a quinta. Enquanto a série for lançada semanalmente, iremos analisar cada episódio em detalhes em nosso Twitter (@NacaoMultivrsal).

Primeira Temporada (1992-1993)

A noite dos sentinelas parte 1 e 2

As inspirações para a história dos primeiros episódios são encontradas em “Uncanny X-Men (1963) #244”, onde somos apresentados a uma órfã chamada Jubileu. Após perder seus pais para matadores de aluguel, ela foge de um abrigo em Los Angeles e passa a morar num shopping, onde comete pequenos delitos para sobreviver. Ao descobrir seus poderes mutantes de emitir cargas de energia em forma de fogos de artifício com os dedos, ela começa a se exibir em troca de dinheiro dos viajantes.

Eventualmente, os seguranças do shopping, na tentativa de expulsá-la, chamaram caçadores de mutantes. Prestes a ser capturada, Jubileu foi salva por quatro integrantes femininas dos X-Men, sendo elas: Tempestade, Vampira, Cristal e Psylocke. Seguindo suas salvadoras, a jovem entra em um portal e vai para a base dos X-Men em Outback.

Em “Uncanny X-Men (1963) #273”, a série adapta a introdução de Wolverine e Gambit para Jubileu, onde ela encontra os dois treinando na Sala de Perigo.

Surge Magneto

A série resolve adaptar três volumes dos quadrinhos dos X-Men para apresentar o vilão mais icônico da equipe, Magneto. Voltando ao “Uncanny X-Men (1963) #1”, somos apresentados à luta de Magneto pelo mutandam e a libertação da opressão humana.

Em “Uncanny X-Men (1963) #161”, é revelado o primeiro encontro entre Xavier e Erik, onde ambos compartilham a descoberta de que são mutantes e expressam seus sonhos de liberdade para os mutantes, iniciando uma atração de ideais entre eles. Durante o volume, Xavier e Erik se unem para resgatar Gabrielle Haller de uma celula nazista da Hydra.

Em “Uncanny X-Men (1963) #321”, o passado dos jovens idealistas é revelado um pouco mais, situando-se 20 anos antes do tempo atual dos X-Men, tanto nos quadrinhos quanto na série. Este é um ponto crucial para o início da Era do Apocalipse nos quadrinhos.

Encontros Mortais

Adaptando os quadrinhos “X-Men (1991) #28 e #33”, Dentes de Sabre, após perder completamente o controle sobre seus sentidos, fica preso na Mansão X por um longo período (continua em “Uncanny X-Men #311-317”).

Temos um breve vislumbre do programa Arma X e o início da inimizade entre Logan e Creed em “X-Men Origins: Dentes de Sabre (2009)”. Encerrando as inspirações, temos “As Aventuras dos X-Men (1996)”, uma série de quadrinhos inspirada na série animada, onde ocorre um confronto mais significativo entre Jubileu e Creed.

Paixão Secreta

Em “Uncanny X-Men (1963) #168 – #170”, somos apresentados aos Morlocks, que, diferente da série animada, sequestram o Anjo para ser o noivo de Calisto, a rainha dos Morlocks, mantendo a mesma premissa que é vista na série. No volume #170, temos um dos momentos icônicos dos X-Men com o duelo de facas entre Ororo e Calisto.

Vingança Gelada

No primeiro episódio solo do Wolverine, temos a adaptação de “Wolverine (1988) #90”, que aprofunda ainda mais a rivalidade entre os dois e mostra sem censura o que os episódios da série animada não apresentaram.

Ilha dos Escravos

Neste episódio, somos apresentados a Genosha e ao programa de escravos mutantes, que teve sua estreia em “Uncanny X-Men (1963) #235 – #236”, onde Wolverine e Vampira são sequestrados pelo “Genegineer” da ilha.

Outra HQ que inspirou esse episódio foi “X-Tinction Agenda”, onde Tempestade e alguns novos mutantes são sequestrados e sofrem lavagem cerebral pelo terrorista anti-mutante Cameron Hodge.

Por fim, em “New Mutants (1983) #87”, Cable atua como um funcionário desonesto de Bolivar Trask, que está determinado a destruir o Molde-Mestre, marcando a primeira aparição oficial de Nathan Summers, o Cable.

O indestrutível Juggernaut

Em “Uncanny X-Men (1963) #12 – #13”, somos apresentados a Cain Marko, meio-irmão de Charles Xavier. Nesta história de rancor entre irmãos, descobrimos mais sobre a origem de Cain e Xavier, além do primeiro encontro de Cain com a Joia de Cyttorak.

Nas páginas de “X-Men Origins: Colossus”, somos apresentados à infância de Colossus na Sibéria. Embora tenha sido introduzido em “Giant-Size X-Men (1975) #1”, apenas em 2008 foram reveladas as origens e relações familiares do nosso herói cromático.

E em “Uncanny X-Men (1963) #183”, temos um confronto intenso entre Colossus e Juggernaut.

A Cura

Em “X-Factor (1986) #6”, temos a primeira aparição completa de Apocalipse.

O episódio segue fiel às origens nos quadrinhos de Vampira em “Uncanny X-Men (1963) #185”, onde seus dons são retratados como um presente e uma maldição. Em certo ponto, a jovem fica incomodada com o fato de não poder tocar em ninguém e acaba se isolando cada vez mais. Vampira confia em Tempestade pela primeira vez e relata como foi a primeira vez que despertou seus poderes, trazendo a primeira parte do complicado quebra-cabeça de sua vida, juntamente com seu laço com sua mãe adotiva, Mística.

Vem o Apocalipse

Em “X-Factor (1986) #24 – #25”, temos a primeira aparição do Anjo como Arcanjo, o Cavaleiro da Morte. O design e a aparência geral da nave do Apocalipse e dos cavaleiros são totalmente fieis aos dos quadrinhos. No volume #25, ocorre o ataque total do Apocalipse e seus cavaleiros contra Nova York.

Dias de um futuro esquecido

Aqui, nem precisamos mencionar de onde veio a inspiração, não é mesmo?

Decisão Final

Diretamente de Uncanny X-Men (1963) #15, o grandioso Jack Kirby deixou uma aparência marcante do Molde-Mestre impermeável em seu trono.

A série animada dos X-Men está disponível com todos os episódios no Disney+. Não perca a continuação, que traz referências das HQs, na segunda temporada da série animada.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
4 Comments

4 Comments

  1. Pingback: Marvel revela futuro dos X-men | Nação Multiversal

  2. Pingback: X-men | Os quadrinhos que inspiraram a animação – Parte 2 | Nação Multiversal

  3. Pingback: X-men Serie Animada: Quais HQs inspiraram os episódios parte 3 | Nação Multiversal

  4. Pingback: X-men Serie Animada: Quais HQs inspiraram os episódios parte 4 | Nação Multiversal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.