Connect with us

Notícias

Nia DaCosta fala sobre vida, trabalho e como entrou para a Marvel

Published

on

Nia DaCosta

The Marvels estreia daqui a pouco mais de um mês nos cinemas de todo o mundo, e se tem algo que deixa os fãs mais aliviados sobre o filme ser bom é o fato de Nia DaCosta estar na cadeira da direção. Com apenas 33 anos, e sendo a pessoa mais jovem a estar a frente de um filme da Marvel Studios, a diretora estreia nos blockbusters, e em entrevista para a Vanity Fair, Nia falou sobre a experiência de fazer um filme desse nível; veja:

“O que mais me surpreendeu ultimamente foi o respeito que tenho recebido desses caras brancos de meia-idade”, disse Nia DaCosta, que estourou em 2021 com o remake/sequência de A Lenda de Candyman. Ela apresentou seu projeto para a Marvel em 2020, e após alguns minutos de reunião, Brie Larson enviou uma mensagem para sua amiga pessoal Tessa Thompson, com os dizeres apenas “NIA DA COSTA”.

Nia DaCosta na Marvel Studios

Além de ser a pessoa mais jovem a dirigir um filme do estúdio, é também a primeira mulher negra nesse papel, e ela afirma que não está tentando descobrir o que os executivos querem, mas ela sabe bem o que quer fazer, e por isso diz não ter nervosismo nesses momentos.

Tessa Thompson, que interpreta a Valquíria nos filmes do Thor, disse que Nia DaCosta não se dá crédito suficiente pelo trabalho que faz. “Ela tem essa combinação de verdadeira humildade e também essa ideia de ‘Por que deveria’ Será que sou capaz de fazer essas coisas?’ Essa crença em si mesmo – você precisa disso, especialmente se estiver em uma posição em que as pessoas tendem a subestimá-la”, disse a atriz.

Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, diz ter ficado surpreso com a credibilidade indie e nerd de Nia, e é surpreendente o fato de que, antes de dirigir The Marvels, a diretora só havia feito um filme independente de apenas US$ 1 milhão de orçamento, e levando em conta que o filme antecessor, Capitã Marvel (2019) arrecadou mais de US$ 1 bilhão mundialmente, o peso sobre seus ombros era maior, devido a grande importância do filme, e ela cumpriu bem seu papel.

Quando estava entrando para a Marvel Studios, Ryan Coogler, o diretor de Pantera Negra, aconselhou Nia DaCosta, dizendo que fosse ela mesma. Ela inicialmente não sabia o que pensar, mas ela sempre lembrava das palavras do amigo: “Você não pode fazer nada além de ser você mesma, então traga isso para a mesa. Eles podem optar por pegar um pouco e deixar outro, mas esse é o seu trabalho.”

História de Nia DaCosta

Nia DaCosta cresceu no Harlem, bairro nova-iorquino, criada por uma mãe solteira, que era cantora e que escreveu a música-tema de Cool Runnings, então a diretora já fazia parte da arte desde cedo: “Essa foi realmente a minha educação – apenas aceitação total, cheia de arte e uma mãe que realmente pensava: ‘O mundo é sua ostra. Vá explorá-lo. Divirta-se!”. Seu primeiro roteiro foi feito aos 16 anos, e depois que se formou na Universidade de Nova York se mudou para Londres para uma escola especializada em drama.

Com o incentivo da sua mãe, Nia DaCosta lançou seu primeiro filme, Little Woods, em 2019, pelo Sundance Labs, o mesmo que lançou ao mundo nomes como Ryan Googler, Taika Waititi, Quentin Tarantino e outros. No filme, Tessa Thompson e Lily James vivem irmãs sem dinheiro que recorrem a medidas desesperadas para salvar sua casa da execução hipotecária. Foi uma estreia tensa e cheia de nuances de uma nova voz. Em pouco tempo, ela foi contratada pelo produtor Jordan Peele para co-escrever e dirigir A Lenda de Candyman, uma sequência de terror sobre um artista de Chicago (Yahya Abdul-Mateen II) que fica obcecado pela lenda urbana.

Nia DaCosta diz ser grata a Jordan Peele, pois lhe abriu portas e ensinou a diretora a usar seu ponto de vista como forma de revitalizar uma franquia. “Uma das coisas mais importantes que aprendi com ele é como ser destemida e como navegar pelas coisas do estúdio. Ele não é apenas um sucesso crítico, ele também é um sucesso comercial incrível, e isso tem sua própria pressão, obviamente. Ele era muito bom em segurar essas duas coisas ao mesmo tempo.”

Ela ainda diz que a Marvel a encorajou a pedir conselhos a outros diretores, então Nia procurou Chloe Zao, Taika Waititi e James Gunn, que a ajudaram. “Eles vão me matar e destruir minha alma? Kevin Feige é um homem mau? E eles disseram, ‘Não, ele é apenas um cara legal que era um nerd.”, brinca.

Nerd também era um adjetivo de Nia DaCosta, era fã de X-Men e Sailor Moon quando criança, e isso pode tê-la ajudado em The Marvels. Com os poderes de Carol Danvers/Capitã Marvel (Larson), Monica Rambeau (Teyonah Parris) e Kamala Khan (Iman Vellani) baseados na luz e entrelaçados, a diretora se desafiou a criar situações. Ela mesmo redesenhou os trajes das personagens, nomeou alguns planetas, e etc.

Ela amou fazer o filme, mas afirmou que muitas vezes mandava mensagens para Destin Cretton de Shang-Chi se sentindo esgotada. “Às vezes você estava em uma cena e pensava: ‘O que diabos essa merda significa?’ Ou um ator está olhando para alguma coisa maluca acontecendo no espaço, e eles estão [na verdade] olhando para um X azul. Obviamente houve dias difíceis, e dias em que você pensava, ‘Isso simplesmente não está funcionando.'”

Com The Marvels já tendo sido finalizado e pronto para estrear, Nia DaCosta irá dirigir uma adaptação do romance de Ta-Nehisi Coates, The Water Dancer, uma história surrealista sobre um homem escravizado que descobre um poder misterioso depois de quase se afogar em um rio. Mas diz que após isso irá tirar uma pausa da carreira, já que está a 8 anos trabalhando sem parar. Ela diz que a Marvel a inspirou a escrever filmes originais novamente. Ela tem histórias de ficção científica e fantasia que está pronta para contar e agora tem todas as habilidades de que precisa. “Foi muito bom brincar neste mundo e fazer parte da construção deste grande mundo”, diz ela, “mas isso me fez querer construir ainda mais meu próprio mundo”, finalizou.

Dirigido por Nia DaCosta, e estrelado por Iman Vellani, Brie Larson, Teyonah Parris e Samuel L. Jackson, e dirigido por Nia DaCosta, The Marvels chega aos cinemas brasileiros em 9 de novembro.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.