Connect with us

Notícias

Quem é Cassandra Nova, a vilã de Deadpool e Wolverine

Published

on

Hoje, 25 de julho, chega oficialmente aos cinemas a grande aposta da Marvel. Deadpool e Wolverine apresenta uma vilã totalmente nova para a franquia nos cinemas e animações, mas quem curte as histórias em quadrinhos já deve saber quem é a poderosa vilã e gêmea do Professor Xavier.

Por meio dos X-Men e sua escola, o Professor X dedicou sua vida a construir um mundo onde mutantes e humanos pudessem viver juntos em paz. No entanto, Cassandra Nova transformou os sonhos de seu irmão gêmeo psíquico em pesadelos horríveis.

Ao matar milhões de mutantes na ilha de Genosha e revelar publicamente os segredos de Charles Xavier, Nova rapidamente se estabeleceu como uma das vilãs mais poderosas e perigosas dos X-Men. De devastar o Império alienígena Shi’ar a criar Sentinelas microscópicas e levar a Terra à beira da guerra total, ela se deleitava com a crueldade e o caos.

Agora, vamos dar uma olhada mais de perto em Cassandra Nova e como ela se tornou uma das vilãs mais mortais da Marvel. Também vamos detalhar como ela torturou Xavier e os X-Men antes de se tornar a recruta mais improvável de uma equipe mutante.

Origens

Efetivamente a irmã gêmea maligna do Professor X, Cassandra Nova, estreou em New X-Men (2001) #114, por Grant Morrison e Frank Quitely. Apesar de sua aparência humana, Nova é uma Mummudrai, um parasita psíquico da mitologia Shi’ar que age como o reflexo sombrio de uma pessoa.

Quando Xavier estava no útero, Nova usou seu imenso poder latente para criar um corpo para si mesma a partir do DNA de seu irmão. Sentindo sua maldade inata, Xavier lutou contra Nova e a derrotou ainda no útero, o que consolidou sua obsessão ao longo da vida em derrotá-lo. Apesar dessa perda precoce, Nova sobreviveu e lentamente desenvolveu um novo corpo físico ao longo de várias décadas.

Como ela copiou o código genético de Xavier, Cassandra Nova possui todo o seu imenso poder telepático e telecinético, tornando-a uma das mentes mais poderosas do universo. Ela foi capaz de usar seus poderes de maneiras que Xavier não havia explorado, até mesmo superando potências telepáticas como Xavier, Jean Grey, Rachel Summers e Emma Frost.

Nova também possui habilidades de manipulação de DNA Mummudrai, que lhe permitem duplicar ou alterar os códigos genéticos de outros. Com esses poderes, Nova pode deslocar suas moléculas para atravessar a matéria sólida e pode quebrar o DNA de outros em um nível molecular.

Em Astonishing X-Men (2004) #18, Cassandra Nova aparece em um estado mais debilitado e enfraquecido.

Massacre de Genosha

Cassandra Nova se apresentou ao Universo Marvel de maneira chocante, matando 16 milhões de mutantes. Após imitar o DNA de um descendente do criador dos Sentinelas, Bolivar Trask, Nova assumiu o controle de vários Sentinelas auto evoluídos, construídos a partir de máquinas de sucata por um Molde Mestre abandonado. Após atacar mentalmente o Professor X, Nova enviou os Sentinelas para devastar a nação mutante de Genosha em New X-Men (2001) #115, por Grant Morrison e Frank Quitely.

Posteriormente, Ciclope e Wolverine a confrontaram e a trouxeram de volta para a Escola Xavier para Jovens Superdotados, onde ela infectou os X-Men com Nano-Sentinelas microscópicas que atacaram os mutantes em um nível celular. Solta na sede dos X-Men, Nova usou o Cerebra — uma versão atualizada do Cerebro — para trocar de mente com o Professor X.

Emma Frost, uma das poucas sobreviventes do massacre de Genosha, quebrou o pescoço de Nova sem perceber que a mente de Xavier estava em seu corpo. Antes que o Professor X pudesse explicar, Nova atirou em seu antigo corpo seis vezes. Enquanto se passava por Xavier, Nova revelou que seu irmão era um mutante para a humanidade pela primeira vez em uma transmissão de TV ao vivo.

Quando Fera começou a investigar o corpo de Nova, ele percebeu que ela tinha uma conexão com Xavier. Antes que ele pudesse contar a alguém, porém, Nova o atacou telepaticamente e forçou o jovem Beak a espancá-lo até o deixar inconsciente com um taco de beisebol.

Cassandra Nova é capturada em New X-Men (2001) #115

Derrota de Cassandra

Após causar caos na Terra, Cassandra Nova voltou sua atenção para o Império Shi’ar cósmico. Ainda se passando pelo Professor X, Nova viajou para o espaço para se reconectar com a Imperatriz Lilandra Neramani, a antiga paixão de Xavier. Uma vez que Fera começou a se recuperar, ele disse aos X-Men que Xavier estava preso no corpo de Nova. Emma Frost e Jean Grey partiram em uma missão de resgate psíquico para salvar Xavier, onde também aprenderam a origem de Nova, em New X-Men (2001) #121, por Grant Morrison e Frank Quitely. Quando Fera se recuperou completamente, ele percebeu que seus companheiros de equipe estavam doentes devido aos Nano-Sentinelas, e o curandeiro mutante Xorn os neutralizou.

Depois de deixar Lilandra louca e forçá-la a atacar outros Shi’ar, Nova a manipulou para ordenar que a Guarda Imperial Shi’ar matasse todos os mutantes da Terra. Embora os X-Men tenham ajudado a Guarda Imperial a perceber o engano de Nova antes que eles machucassem muitos mutantes, Nova tentou exterminar telepaticamente a população mutante do mundo com Cerebra.

No entanto, Jean Grey colocou um pequeno pedaço da mente do Professor X em cada mutante na Terra, permitindo que Xavier remontasse sua mente e expulsasse Nova de seu corpo. Emma Frost enganou Nova para possuir o corpo de Stuff, uma forma de vida alienígena artificial que muda de forma. Com sua mente reduzida a um estado infantil, os telepatas mutantes prenderam Nova em um programa de reeducação psíquica sem fim.

Jean Grey e Xavier reeducam uma catatonica Cassandra em NEW X-MEN(2001) #126

Clube do Inferno de Nova

Embora Cassandra Nova não fosse uma ameaça física ativa, ela ainda assombrava os X-Men. Enquanto o genocídio de Genosha cometido por Nova a tornava uma ameaça existencial para a maioria dos mutantes do mundo, sua memória atormentava Xavier em um nível pessoal, explorando sua culpa e enfatizando suas falhas percebidas.

Assim como foi transferida para o corpo de Stuff, Nova também implantou uma sugestão pós-hipnótica profunda na mente de Emma Frost, a Rainha Branca. Isso a convenceu de que ela era uma agente adormecida, começando em Astonishing X-Men (2004) #12, por Joss Whedon e John Cassaday. Ao explorar a culpa de sobrevivente de Frost, Nova a compeliu a atacar os X-Men com uma manifestação psíquica de um novo Clube do Inferno, que incluía as telepatas, Míssil Adolescente Megassonico e Sebastian Shaw.

No imaginário Clube do Inferno, Frost torturou seus companheiros de equipe ao reduzir Fera a um estado selvagem, fazer com que os poderes de Ciclope e Kitty Pryde funcionassem mal, e devolver Wolverine à sua persona adolescente, James Howlett. Embora Pryde tenha sido manipulada para libertar a mente de Nova de Stuff, os X-Men se recuperaram, expurgaram Nova da mente de Frost e impediram a Mummudrai de reivindicar um novo corpo.

Clube do Inferno de Cassandra Nova (Centro), Emma Frost (Encapuzada), Missil Adolescente Negassonico (Esquerda) e Sebastian Shawn (Direita).

Cassandra Nova vs X-men vermelhos

Cassandra Nova escapou eventualmente de sua prisão mental e mirou em Jean Grey e em sua nova equipe de X-Men, começando em X-Men: Red (2018) #1, por Tom Taylor e Mahmud Asrar. Tendo sobrevivido pulando de forma em forma, Nova assassinou um embaixador nas Nações Unidas enquanto Grey fazia um discurso propondo uma nação mutante e proteções aumentadas para a espécie mutante.

Após assumir o controle do inventor mutante Forge, Nova desenvolveu os Sentinites, uma nova onda de Nano-Sentinelas que fazia com que qualquer um infectado atacasse violentamente os mutantes. Nova então tentou liberar enxames de seus pequenos Sentinelas ao redor do mundo, infectando Tempestade e o Teen Abomination. No entanto, Trinary, uma mutante controladora de tecnologia, foi capaz de destruir todos os Sentinites com a ajuda de seus companheiros de equipe X-Men.

Após uma tentativa frustrada de colocar Rachel Summers contra os X-Men, Cassandra Nova tentou incitar Grey e seus aliados a uma guerra aberta, assumindo vários aviões e um porta-aviões. Com a ajuda do Homem de Ferro, os X-Men produziram em massa inúmeras cópias do capacete de Magneto, completo com a habilidade original de bloquear a telepatia. Depois de distribuir amplamente os capacetes, os X-Men de Grey e os Vingadores se uniram para deter Nova. Quando a luta acabou, Grey injetou em Nova um Sentinite que a fez sentir empatia e arrependimento pela primeira vez em sua vida, em X-Men: Red (2018) #11, por Tom Taylor e Rogê Antônio.

Cassandra Nova em X-men: Red (2018) #1

Vingança contra Nova

Quando os mutantes do mundo se uniram para formar a nação Krakoa, Cassandra Nova se juntou a eles como uma das várias vilãs que aceitaram a imunidade que a ilha oferecia. Apesar disso, o genocídio de Genoshanos ainda lançou uma grande sombra para mutantes como Emma Frost e Kate “Kitty” Pryde, que perdeu seu pai no ataque. Ainda assim, eles permitiram que Nova se juntasse à equipe de resgate mutante de Pryde, os Carrascos, em CARRASCOS (2022) #1 de Steve Orlando e Eleonora Carlini. No entanto, eles esconderam suas verdadeiras intenções para ela na mente do mutante controlador de sonhos Somnus.

Durante uma missão no passado distante, os Carrascos encontraram uma raça de mutantes antigos conhecidos como Threshold, que foram gerados a partir do material genético de Genoshanos mortos enviados ao passado. Como parte de uma guerra, o Threshold criou Sublime e Arkea, duas linhagens de bactérias sencientes que eventualmente atacariam os X-Men e condenariam o mundo em uma linha do tempo futura. 

Embora Nova tenha apagado a mente de Sublime e Arkea em nome dos Carrascos, Pryde a deixou no passado, onde ela testemunhou um evento de extinção em massa que exterminou a maioria do Threshold. Depois que Pryde se vingou, os outros Krakoanos lentamente ressuscitaram todos os Genoshanos mortos por meio dos Protocolos de Ressurreição de Krakoa. Embora Nova possa não ser uma ameaça imediata, as cicatrizes que ela deixou no Universo Marvel permanecem como um lembrete persistente de seu poder e crueldade. 

Cassandra Nova em Krakoa em CARRASCOS(2022) #1

Deadpool e Wolverine e o MCU

Aparecendo pela primeira vez fora das HQs, Cassandra Nova é a vilã de Deadpool e Wolverine. Embora sua origem seja um pouco diferente das HQs, a ameaça que ela representa ainda é a mesma.

Cassandra é interpretada pela vencedora do Globo de Ouro, Emma Corrin (The Crown).

Emma Corrin como Cassandra Nova

Deadpool e Wolverine já está nos cinemas brasileiros, com Ryan Reynolds e Hugh Jackman nos papéis-título e Emma Corrin interpretando Cassandra Nova.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Sair da versão mobile