Connect with us

Críticas

Crítica | A Disney reacende a nostalgia com ‘Wish: O Poder dos Desejos’

Published

on

Wish

Para comemorar o centenário do Walt Disney Studios, a Disney nos traz um filme repleto de músicas, referências, easter eggs e emoção. Ainda que traga uma narrativa nova, com novos personagens e novas descobertas, ‘Wish: O Poder dos Desejos’ nos faz encontrar com a nossa criança interior (novamente) e resgata o sentimento de nostalgia em todos.

Confira o trailer de ‘Wish: O Poder dos Desejos’

A protagonista Asha chega com toda sua autenticidade e coragem, nos lembrando que um clássico jamais envelhece e que há, sim, a possibilidade de homenagear uma história tão rica como a da Disney Animation, trazendo elementos novos e surpreendentes.

A premissa apresenta uma jovem de 17 anos que mora no Reino das Rosas, este, fundado e governado pelo Rei Magnífico. Um personagem ovacionado por todo o seu povo. Um grande feiticeiro, mas que nos engana e se revela ao decorrer da trama. Desde o começo de seu reino, é ordenado à população do Reino das Rosas que seja entregue seu desejo mais profundo ao Rei, para que o mesmo os guarde com sua vida e julgando qual pode ser realizado ou não.

Asha consegue uma oportunidade para se tornar aprendiz do Rei e no decorrer disso, descobre que o Rei não é bem lá aquilo que todos imaginam. Ao perceber que a forma que o Rei Magnífico escolhe os desejos a serem realizados não é a forma mais justa que poderia ser, se decepciona com o mundo encantado e perfeito que acreditou viver por toda sua vida. A partir daí, a jovem passa a entender seus sentimentos e têm uma surpresa grandiosa e arrebatadora.

O longa, por se tratar de um musical, se empenhou bastante na tracklist. As versões em inglês interpretadas pela Ariana DeBose tem lá seu charme, mas as versões em português nos deixam imersos dentro da trama. Minha conterrânea Luci Salutes entregou uma performance maravilhosa das músicas e sua dublagem ao decorrer do filme.

Embora o roteiro de Wish seja o famoso “feijão com arroz” da Disney, não deixa de nos encantar e nos levar para uma viagem de memórias afetivas – dadas aos easter eggs espalhados ao decorrer do filme -, e podemos encontrar diversas alusões aos filmes anteriores da produtora.

Deixa eu te dar um spoiler: ao decorrer do filme, você verá referências da A Bela e a Fera, Cinderela, Pinóquio, A Branca de Neve, A Princesa e o Sapo, Frozen, Pocahontas, Alice no País das Maravilhas, Peter Pan. A memória afetiva te trará as lembranças de quando assistimos a esses filmes pela primeira vez! É mágico.

Com uma diversidade de personagens, é possível abraçar cada um de seu público, trazendo de volta o fascínio que a Disney sempre tivera. ‘Wish: O Poder dos Desejos’ pode não ser o que todos esperávamos, mas com certeza é a animação que precisávamos neste ano. Assim como todos os outros filmes do Walt Disney Studios, o filme nos traz uma reflexão para qual poderíamos e precisaríamos olhar mais a fundo: A história e sua protagonista te mostram como os desejos e sonhos são palpáveis. O quão possíveis são se tivermos oportunidade e persistência para fazê-los real.

Há o time de pessoas que irão ver Wish como um apanhado de filmes anteriores por conta das homenagens que podem ser encontradas na animação, e há o time de pessoas que verão como um aconchego à criança anterior e às memórias afetivas que foram construídas ao assistir os primeiros filmes da Disney. Estou ansiosa pra saber em qual time você estará!

Avaliação: 4 de 5.

‘Wish: O Poder dos Desejos’ estreia em 4 de janeiro nos cinemas do Brasil.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Sair da versão mobile